terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Como fazer curvas de nível no AutoCAD Civil 3D #Aula03

Faz parte da rotina da maioria dos profissionais da área de engenharia, topografia e arquitetura a interpretação de curvas de nível de um determinado terreno. Creio que um dos trabalhos mais realizados por topógrafos em campo sejam os levantamentos planialtimétricos cadastrais.

E sei que, quando se trata de carregar esses pontos em um desenho e gerar curvas de nível de forma correta, muitos desses profissionais ou pecam na tarefa ou entregam o trabalho para outro, geralmente por achar difícil. Dessa forma, decidi montar essa aula bem básica que mostra o quão é fácil realiza-la.

Quando se trata de superfícies (Curvas de nível) no AutoCAD Civil 3D, fala-se de algo integrado, e um pouco mais compreensível. Pois, se você está medindo por exemplo o desenrolar de uma terraplanagem você carrega várias camadas (Cada uma referente a uma medição), e calcula o volume entre elas. Tudo isso é feito em apenas um desenho, logo, há menos “abre e fecha” de desenho e planilha, agilizando e até facilitando os trabalhos.

Lembrando aos profissionais da área que a melhor ferramenta é aquela que você domina. Aconselho a não se aventurarem em apresentar volumes calculados com um programa que que vocês ainda têm pouca experiência.

Bons estudos!

Segue um vídeo explicativo.



Canal do YouTube; YouTube
Email: topografandoideias@gmail.com
Skype: Topografando ideias
Twitter: @Topografando