domingo, 1 de março de 2015

Como criar um projeto de loteamento no AutoCAD Civil 3D #Aula08

Projetar um loteamento exige muito de qualquer profissional, seja da topografia, engenharia ou arquitetura. Más ferramentas como o topograPH e o AutoCAD  Civil 3D facilitam esta tarefa a ponto de torna-la até prazerosa de certa forma.

Sempre tive muito receio em projetar loteamentos e tenho certeza que qualquer que seja a pessoa, independentemente de sua graduação, ela passa por diversos imprevistos e até momentos estressantes, quando o assunto é cumprir toda a parte burocrática de projetos de loteamento.

Nesta aula não ensino todos os passos para fazer um projeto de loteamento, más mostro alguns procedimentos essenciais para fazê-lo. Claro que nas demais aulas estarei mostrando todos os passos deste trabalho, porém para que haja o real aprendizado é necessário muito empenho e dedicação por parte do estudante.

Pretendo futuramente estar mostrando estas mesmas tarefas sendo executadas no programa topograPH 98 SE, que é um dos melhores softwares da área de topografia para processamento e processamento de dados topográficos. Apesar deste programa ter migrado recentemente para outra plataforma, a Bentley TopograPH, acredito que muitos profissionais da área ainda continuarão fieis a está versão mais antiga.

O que na verdade eu acho surpreendente, é uma tarefa que antes, até mesmo no AutoCAD eu passava dias jogando raios e offsets para elaborar o melhor formato para um loteamento. E nesta aula conseguimos fazer todo esse processo com uso de apenas uma ferramenta, e em cerca de 16 minutos temos uma geometria definida. Sem dúvidas o Auto CAD Civil 3D veio para alavancar a carreira de muitos profissionais.

Segue um vídeo explicativo.



Canal do YouTube; YouTube
Email: topografandoideias@gmail.com
Skype: Topografando ideias
Twitter: @Topografando